Desde o começo do Século XXI, as relações entre o Brasil e a China vêm se intensificando rapidamente nos mais variados campos de atuação, como na coordenação política internacional, no comércio, nos investimentos, nos intercâmbios culturais, científicos e acadêmicos, no turismo, entre outras áreas. Apenas no que tange ao comércio bilateral, desde 2009 a China é a principal parceira comercial do Brasil, superando importantes parceiros tradicionais. A intensificação desses contatos tem despertado o interesse de diversos profissionais sobre a sociedade chinesa e suas relações com nosso país. São acadêmicos, jornalistas, estudantes, advogados, diplomatas, cientistas, consultores, artistas, militares e empresários que estão se debruçando sobre esta temática tão rica. Foi em decorrência do aumento de tal interesse que surgiu a necessidade da criação de uma entidade que pudesse agregar todas essas pessoas e abrir a possibilidade de intercâmbios que de outra formar se dispersariam. Tendo como base a liberdade de opinião e de abordagens teóricas e o respeito mútuo, a Rede Brasileira de Estudos da China (RBCHINA) começou a se articular em novembro de 2017 e hoje construiu uma rede com mais de 140 pessoas espalhadas pelos diversos estados brasileiros e também em outros países. Com vistas a congregar esta comunidade, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC – MINAS, que atualmente coordena os trabalhos da nova entidade, irá sediar o I Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China – RBCHINA: Brasil e China num contexto de incertezas mundiais, na cidade de Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018. Este evento contará com a participação de especialistas brasileiros e chineses de diferentes campos de atividade, que discutirão os papeis de Brasil e China na política internacional, os desafios impostos pelo novo cenário econômico mundial, as transformações políticas e sociais recentes da China, os múltiplos aspectos das relações sino-brasileiras e ainda alguns componentes essenciais da filosofia e da cultura chinesas. Além de propiciar um espaço para o intercâmbio de experiências entre os especialistas chineses e seus pares brasileiros, o I Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes brasileiros neste promissor campo de pesquisa. O evento conta com o apoio da Embaixada da China no Brasil e da Associação de Amizadade do Povo da China com os Países Estrangeiros (uma entidade vinculada ao Ministério de Relações Exteriores da República Popular da China), que estão organizando a vinda ao Brasil dos acadêmicos chineses.
Copyright © 2023 Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina) – Universidade Federal do ABC (UFABC) | Todos os direitos reservados
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.